Funerária Scopel
Supermercado Comin topo
Techy Internet topo
Campos Auto Center topo
Sicredi topo
Armazém dos Óculos topo
Loja Sol topo
HB Informática 1
Marmoraria Felicetti topo
Odontologia Pacheco
Quality Solar topo
Restaurante Alvorada topo
Saúde

Hospital de Descanso apresentará projeto ao Estado para habilitar 10 leitos em saúde mental

Atendimentos beneficiarão pacientes da região

30/06/2020 19h42Atualizado há 1 mês
Por: Redacao
541
Segundo Paulo César Busnello, conseguir a oferta deste tipo de serviços é um grande desafio, mas que tornará a entidade referência (Foto: Portal Minha Descanso)
Segundo Paulo César Busnello, conseguir a oferta deste tipo de serviços é um grande desafio, mas que tornará a entidade referência (Foto: Portal Minha Descanso)

A Fundação Médica Hospitalar de Descanso vem dando passos importantes no processo de habilitação de 10 leitos em saúde mental (área psiquiátrica). O projeto será encaminhado, até este final de semana, para análise e aprovação do Governo de Santa Catarina, após audiência recente pela diretoria da entidade com o secretário estadual André Motta Ribeiro, que confirmou a necessidade da oferta deste tipo de serviço.

Normalmente, as unidades hospitalares, assim como a entidade de Descanso, possuem apenas um leito disponível para atender pessoas com problemas mentais e emocionais, além de dependência química, que são o álcool e as drogas.

Segundo o diretor-geral do hospital, Paulo César Busnello, a habilitação tornará o hospital de Descanso referência em saúde mental. “Em conversa com o secretário estadual tivemos que reeditar e adequar o projeto devido à novas portarias aprovadas”.

Com a habilitação, Busnello destaca que a entidade passará a beneficiar pacientes das regiões da Ameosc e Amerios. “Nada impede também que o hospital de Descanso preste atendimentos aos pacientes do Estado”, acrescenta.

Profissionais

A ala no hospital, com os 10 leitos em saúde mental, terá um profissional psiquiatra com trabalho de 10 horas semanais, assistente social e psicólogo (20 horas semanais cada), equipe de médicos clínicos e equipe de enfermagem em geral.

Adequações interna e externa

Enquanto a parte interna do local será readequada através de recursos da própria entidade, a externa terá a responsabilidade do Grupo de Voluntariado da Cooper A1, que vai fazer o paisagismo e embelezamento. Os membros também vão instalar bancos e mesas, bem como fazer a manutenção do espaço para as atividades físicas dos pacientes.