Marmoraria Felicetti topo
HB Informática 1
Quality Solar topo
Armazém dos Óculos topo
Techy Internet topo
Restaurante Alvorada topo
Supermercado Comin topo
Campos Auto Center topo
Funerária Scopel
Loja Sol topo
Odontologia Pacheco
Sicredi topo
Pet

Pet x Covid-19

Saiba algumas orientações se precisar levar seu animal para a rua

Pet

PetAqui você vai saber de tudo sobre cães e gatos com a esteticista canina, Letícia Giron Stefanello.

02/07/2020 11h05
Por: Redacao
192
(Foto: Internet)
(Foto: Internet)

A pandemia de Coronavírus tem preocupado o mundo todo e gerado muitas ações no combate ao avanço da doença. Lavar as mãos, utilizar álcool em gel, redobrar a higiene são as medidas mais recomendadas. Mas os pets podem contrair a Covid-19?

O Coronavírus nos animais age de forma diferente. Então a resposta é não! O Coronavírus do cão é diferente do novo Coronavírus e não é transmissível aos humanos, causa exclusivamente uma diarreia no pet, que dura de 3 a 5 dias, e se resolve espontaneamente na maioria dos casos.

Existe também Coronavírus nos gatos, causador de uma doença chamada peritonite infecciosa felina, aos quais os sintomas são completamente diferentes das observadas no cão e no homem, que também não é transmissível para outras espécies. Os vírus possuem o mesmo nome (Coronavírus), mas não é a mesma doença.

Posso passear com o animal na rua? Meu pet só faz as necessidades fora de casa, e agora?

• Há cães que sentem muita falta dos passeios. Se for o caso, procure diminuir a frequência e escolha melhor os horários. Por exemplo, dia sim, dia não, bem cedo da manhã ou à noite, evitando parques e praças.

• Evite que outras pessoas passem a mão no cachorro. Por mais que ele não se infecte, ele pode levar o vírus para dentro de casa através da pelagem.

• No retorno, é importante que se higienize as patas do pet com álcool gel, álcool 70%, água e sabão ou o próprio shampoo do banho dele. Faça a higienização logo na entrada da casa.

• Se o pet não consegue fazer xixi ou cocô dentro de casa, o passeio precisa ser o mais rápido possível, apenas para essa função.

• Se o pet está acostumado a fazer sobre um tapete higiênico ou numa caixa, o ideal é não sair de casa em hipótese alguma, segundo as informações dos gestores públicos.

Devo permanecer longe do animal durante a quarentena?

Não, nunca, jamais! Temos relatos de pessoas se desfazendo dos seus animais por medo da disseminação do Coronavírus, sendo que isso nunca ocorreu. Mantenham os cães bem alimentados e bem cuidados e eles serão ótimos companheiros de quarentena nesse momento tão delicado para todos nós.