HB Informática 1
Armazém dos Óculos topo
Funerária Scopel
Sicredi topo
Restaurante Alvorada topo
Marmoraria Felicetti topo
Supermercado Comin topo
Odontologia Pacheco
Techy Internet topo
Quality Solar topo
Loja Sol topo
Automotivo

Aprovado texto que aumenta validade da CNH em 10 anos

Como foi modificado no Senado, o projeto retorna para nova votação na Câmara

04/09/2020 10h22
Por: Redacao
Fonte: Agência Brasil
94
Foram 46 votos a favor e 21 contrários, além de uma abstenção (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Foram 46 votos a favor e 21 contrários, além de uma abstenção (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Em sessão remota ontem, o Plenário do Senado aprovou o projeto que altera o Código de Trânsito, ampliando para 10 anos a validade da carteira de motorista (PL 3.267/2019). Foram 46 votos a favor e 21 contrários, além de uma abstenção. De iniciativa do poder Executivo, a proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados no final de junho. Como foi modificado no Senado, o projeto retorna para nova votação na Câmara. 

O projeto estabelece várias alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB — Lei 9.503, de 1997). Entre elas, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ter validade de dez anos para condutores com até 50 anos de idade. Hoje, a regra geral é de cinco anos de validade. A proposta também estabelece cinco anos para condutores entre 50 e 70 anos de idade; e três anos para condutores com 70 anos ou mais.

O texto determina que os exames de aptidão física e mental sejam realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores e altera regras para o uso da cadeirinha ou do assento de elevação, acrescentando referências de peso e altura ao limite de 10 anos de idade. O projeto do governo também estabelece regras mais brandas para a retenção da carteira e para exames toxicológicos. Para a suspensão da carteira, o número de pontos pode chegar a 40, conforme a situação — o dobro do que é hoje.