Campos Auto Center topo
Techy Internet topo
Sicredi topo
Loja Sol topo
Restaurante Alvorada topo
Armazém dos Óculos topo
Quality Solar topo
Mercado Pereira topo
Supermercado Comin topo
Farmácias São Miguel topo
Marmoraria Felicetti topo
HB Informática 1
Móveis Incomaba topo
Funerária Scopel topo
Odontologia Pacheco
E.B Instalações Elétricas topo
Geral

Novo modelo de RG completa um ano em Santa Catarina

Desde que foi lançado, já foram emitidos 314.755 RGs

14/10/2020 18h57
Por: Redacao
Fonte: Assessoria de Comunicação
137
Também permite inserir o tipo sanguíneo e fator RH, informações de outros documentos e deficiências (Foto: Ricardo Wolffembüttel)
Também permite inserir o tipo sanguíneo e fator RH, informações de outros documentos e deficiências (Foto: Ricardo Wolffembüttel)

O novo modelo de carteira de identidade emitido pelo Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) completa um ano nesta quarta-feira, 14 de outubro. Além de incluir novos dispositivos que aumentam a segurança contra falsificação, o novo RG ampliou suas funcionalidades e trouxe benefícios para a população. O documento agora oferece a possibilidade de inclusão do nome social, sem a necessidade de alteração no registro civil. Também permite inserir o tipo sanguíneo e fator RH, informações de outros documentos e deficiências (símbolos que passaram a constar no RG), como surdez, física, psicológica e cegueira.

Desde que foi lançado, já foram emitidos 314.755 RGs com o novo modelo. “Continuamos transformando os serviços prestados ao cidadão por parte do IGP, para que seja mais seguro e mais simples o acesso. Isso é tornar a vida do Cidadão mais fácil”, afirmou o perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano.

Segurança

Dando continuidade ao processo de segurança do novo RG, no início deste mês o IGP disponibilizou para a população uma ferramenta que possibilita consultar a autenticidade das carteiras de identidade por meio da leitura do QR Code.

O procedimento é feito acessando o link validador.igp.sc.gov.br, que levará o cidadão a uma tela solicitando a permissão de uso da câmera do dispositivo eletrônico (computador e/ou smartphones com sistema Android). Após autorizar o uso, o cidadão deve apontar a câmera para o QR Code que fica na parte interna da carteira de identidade. E então aparecerão na tela as mesmas informações constantes na carteira de identidade consultada, confirmando se tratar de um documento autêntico.

Números na pandemia

A emissão das carteiras de identidade continuou mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus. Desde quando surgiu a necessidade de isolamento social, já foram emitidas mais de 142 mil carteiras de identidade. O atendimento foi interrompido no Estado inteiro no dia 18 de março.

Já no mês seguinte, em abril, o IGP retomou o atendimento de forma parcial e restrita aos casos emergenciais. No dia 4 de maio o órgão retomou as atividades, porém, com atendimento mediante agendamento prévio e respeitando o limite de 30% da capacidade. Desde então, o atendimento vem aumentando gradativamente, quando possível, e dentro das normas sanitárias por conta da Covid-19. Vale lembrar que algumas unidades tiveram de ser fechadas em função da ocorrência de casos suspeitos e confirmados da doença entre os servidores.

Ainda com objetivo de facilitar a emissão do documento de identidade para os cidadãos catarinenses, o IGP lançou no mês de junho a segunda via da carteira de identidade pela internet.

Com essa nova ferramenta, tornou-se possível a liberação de 20% das vagas que seriam diariamente ocupadas para atendimento presencial. Dessa forma, o número de documentos emitidos teve um crescimento de 20%, sem aumentar estrutura alguma.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários