Marmoraria Felicetti topo
Supermercado Comin topo
Campos Auto Center topo
E.B Instalações Elétricas topo
Funerária Scopel topo
Odontologia Pacheco
Armazém dos Óculos topo
HB Informática 1
Móveis Incomaba topo
Mercado Pereira topo
Restaurante Alvorada topo
Techy Internet topo
Farmácias São Miguel topo
Loja Sol topo
Sicredi topo
Quality Solar topo
Economia

Setor de serviços catarinense cresce 3,4% em agosto, segundo IBGE

Entre os 21 estados que apresentaram expansão em agosto, Santa Catarina mostrou destaque

15/10/2020 07h50
Por: Redacao
Fonte: Assessoria de Comunicação
66
Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE trouxe resultados positivos para Santa Catarina e reforça a continuidade da retomada econômica (Foto: Mauricio Vieira/Assessoria de Comunicação)
Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE trouxe resultados positivos para Santa Catarina e reforça a continuidade da retomada econômica (Foto: Mauricio Vieira/Assessoria de Comunicação)

Pelo quarto mês consecutivo, a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe resultados positivos para Santa Catarina e reforça a continuidade da retomada econômica. O volume das receitas do segmento no Estado cresceu 3,4% em agosto, em comparação a julho, na série com ajuste sazonal, mês em que já havia crescido 3,1%, frente a junho.

Entre os 21 estados que apresentaram expansão em agosto, Santa Catarina mostrou destaque, cresceu mais que o Brasil (2,9%) e pontuou como uma das maiores contribuições positivas, ficando atrás apenas de Minas Gerais (5,8%).

Na comparação com agosto de 2020 e 2019, mesmo com queda (4,0%), o estado catarinense apresentou o sexto melhor resultado. Analisando as cinco atividades de divulgação da pesquisa, a de serviços profissionais, administrativos e complementares apresentou um crescimento de 20,7% no mês. No acumulado deste ano, registrou uma variação de 1,1%.

“Esta atualização demonstra o que a pesquisa do Caged de agosto já vinha antecipando, que é a recuperação do segmento. Mesmo com retração no acumulado do ano, comparando com os outros estados brasileiros, Santa Catarina teve o segundo melhor desempenho entre os 12 maiores estados produtores de serviços, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro”, explica o economista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Paulo Zoldan.

Altas do setor

Em junho, o volume de serviços catarinense já tinha crescido 3,6%. E, em maio, o segmento havia experimentado alta de 6,4%. Acumulando alta de 16,5%, nos últimos 4 meses.

Crescimento na atividade turística

A Pesquisa Mensal de Serviços também trouxe resultados positivos do setor turístico catarinense. Após alta em junho e queda em julho, o volume de atividades do segmento cresceu 16,3% em agosto. No Brasil, o índice foi de 19,3% frente a julho.

Comércio

O volume de vendas do comércio varejista ampliado no Estado, em agosto, cresceu 3,6% em relação a julho. O resultado é o melhor da região Sul do país e representa o quarto mês consecutivo de alta.

Em relação a agosto de 2019, o crescimento do comércio catarinense foi de 7,1%, bem acima da média nacional (3,9%).

Indústria

A produção industrial continua em expansão em Santa Catarina. Em agosto, o setor cresceu 6% no estado, na comparação com julho deste ano. O desempenho catarinense está acima da média nacional (3,2%) e atrás apenas do avanço registrado no Pará (9,8%).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários