Odontologia Pacheco
Campos Auto Center topo
Móveis Incomaba topo
Quality Solar topo
HB Informática 1
Marmoraria Felicetti topo
E.B Instalações Elétricas topo
Funerária Scopel topo
Mercado Pereira topo
Techy Internet topo
Supermercado Comin topo
Farmácias São Miguel topo
Armazém dos Óculos topo
Restaurante Alvorada topo
Kika Restaurante topo
Sicredi topo
Loja Sol topo
Agropecuária

Nutrientes que mais apresentam deficiências durante a produção

Sintomas da falta deles mais comuns na produção agrícola

Caminhos da Agropecuária

Caminhos da AgropecuáriaTudo sobre a agriculta e pecuária com Diego Gawski, formado em Agronomia. Contato ao colunista pode ser feito em [email protected]

20/10/2020 09h42
Por: Redacao
145
(Foto: Portal Minha Descanso)
(Foto: Portal Minha Descanso)

Para obter altos rendimentos na produtividade das culturas agrícolas, a nutrição das plantas é um dos fatores de maior influência, onde os nutrientes são classificados em macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg e S) e micronutrientes (B, Cl, Cu, Fe, Mn, Mo e Zn), sendo o primeiro exigido pelas plantas em maiores quantidades quando comparados com o segundo, porém, ambos são essenciais, pois sua falta resultará em deficiências no desenvolvimento e, consequentemente, redução da produção.

A deficiência de nutrientes durante o desenvolvimento da cultura pode ser um grande limitante na agricultura. A seguir será apresentado os nutrientes que mais apresentam carência nas lavouras de produção:

Nitrogênio (N)

O nitrogênio é um dos nutrientes de maior exigência pelas plantas, atuando em todas as fases de desenvolvimento (crescimento, florescimento e frutificação).  O nitrogênio ainda é um componente essencial para aminoácidos, ácidos nucleicos (DNA e RNA), clorofila e muitos outros compostos.

Sua falta provoca a redução do crescimento foliar, amarelecimento (clorose) e queda de folhas, sendo que os sintomas iniciais aparecem nas folhas mais velhas.

Fósforo (P)

Assim como o nitrogênio, o fosforo é um nutriente de extrema importância, pois faz parte de diversos processos fundamentais como produção de energia, respiração, divisão celular e outros processos fundamentais para as plantas. Por ser um elemento praticamente imóvel no solo, sua absorção ocorre apenas pela interceptação radicular, ou seja, quando a raiz da planta cresce em direção ao nutriente, além disso, parte do fósforo fica preso nas argilas do solo, o que aumenta ainda mais as chances de as plantas apresentarem sua deficiência.

A falta de fósforo no solo disponível pata a planta reduz o crescimento do caule e sistema radicular, seguida do aparecimento de folhas arroxeadas e posterior necrose. Os sintomas surgem primeiro nas folhas mais velhas.

Potássio (K)

O Potássio tem grande importância na ativação de enzimas e na fotossíntese. Quando em falta provoca redução da dominância apical, internódios mais curtos e amarelecimento (clorose) seguida de necrose das laterais das folhas mais velhas.

Cálcio (Ca)

O cálcio é componente da parede celular e possui grande influência no crescimento dos pontos de crescimento da planta. Sua falta é mais comum na produção de frutas e hortaliças, sendo de extrema importância principalmente no desenvolvimento inicial e na formação dos frutos.

A falta de cálcio provoca problemas no desenvolvimento e morte dos pontos de crescimento, malformação de folhas jovens, amarelecimento (clorose) seguida de necrose nas margens seguindo para o centro, podendo atingir toda a folha.

Realizar a análise de solo é uma importante prática para evitar a deficiência dos nutrientes, já que através dela é possível conhecer a fertilidade da área e com isso definir o melhor tipo de fertilizante a ser utilizado, evitando problemas de nutrição durante o desenvolvimento da cultura.

Matéria escrita por Diego Gawski

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários