Segunda, 25 de Janeiro de 2021 07:20
(49) 99173 6876
Saúde Saúde e Bem-Estar

Luz da tela do computador e os efeitos na visão

A luz azul-violeta nociva aumenta o estresse oxidativo, contribuindo para a aceleração do envelhecimento e morte das células da retina

25/11/2020 15h36
75
Por: Redacao
(Foto: Assessoria de Comunicação)
(Foto: Assessoria de Comunicação)

Para evitar a proliferação do novo Coronavírus, muitas empresas adotaram o home office e muitas escolas suspenderam as aulas presenciais, fazendo a substituição por aulas transmitidas ao vivo ou conteúdo digital.

Além das horas na frente da tela do computador voltadas às obrigações, com mais tempo livre em casa e opções de lazer ao ar livre limitadas, adultos e crianças tendem a optar por jogos eletrônicos, programas de televisão, redes sociais, entre outros, como formas de entretenimento. O resultado é um maior tempo de exposição à luz artificial dessas telas e, consequentemente, potenciais prejuízos à saúde ocular.

A luz azul-violeta nociva, presente em todos os ambientes, seja por raios ultravioleta (UV) do sol ou pela luz emitida por smartphones, tablets, computadores, entre outros, aumenta o estresse oxidativo, contribuindo para a aceleração do envelhecimento e morte das células da retina.

A exposição excessiva a esse tipo de luz pode causar cansaço visual, dor nos olhos e dor de cabeça. Quanto maior for a exposição, maior a incidência desses sintomas e maiores os danos à saúde ocular a longo prazo. Estudos também demonstram que o uso exagerado da visão de perto associada ao uso de telas pode ter influência na evolução da miopia, um dos problemas oculares que mais cresce no mundo.

Além da miopia, longos períodos à frente de telas podem provocar ressecamento ocular. Quando uma pessoa fixa os olhos da tela do dispositivo eletrônico, instintivamente ela pisca menos. E piscar menos prejudica a lubrificação dos olhos. Isso pode fazer com que o usuário venha a coçar mais a região dos olhos e provocar outras enfermidades, como ceratocone, que afeta a estrutura da córnea e apresenta sintomas com visão turva e sensibilidade à luz e claridade.

Portanto, é de extrema importância cuidar com o tempo na frente das telas e estar sempre com a saúde ocular em dia.

Por Mario Marcio S. Tabox, oftalmologista do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste Médico

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias