Sábado, 19 de Junho de 2021 00:51
(49) 99173 6876
Artesanato Artesanato

Artesã descansense possui diversas habilidades para deixar datas mais especiais

Descansense ainda tem um presépio que fora construído no tempo de escola, há mais de 40 anos

23/12/2020 20h01
380
Por: Redacao
De todas, o Natal sempre chamou atenção de Ilda Jaroseski Giron, popular Budy (Fotos: Portal Minha Descanso e Arquivo Pessoal)
De todas, o Natal sempre chamou atenção de Ilda Jaroseski Giron, popular Budy (Fotos: Portal Minha Descanso e Arquivo Pessoal)

Quando tinha 10 anos, Ilda Jaroseski Giron, popular Budy, teve a oportunidade de pintar ovos para a Páscoa. De lá em diante, o interesse foi despertado e se tornou uma artesã de mão cheia. Com os pais trabalhadores, criativos e caprichosos, a descansense acredita que, iguais a outras pessoas da família, recebeu o dom e possui diversas habilidades para decorar e produzir enfeites.

De todas as datas comemorativas, o Natal sempre chamou atenção de Budy. Até hoje, ela tem um presépio que fora construído no tempo de escola. “Ele tem mais de 40 anos”, enfatiza. Outros enfeites antigos que também guarda e instala com carinho são as bolas de vidros.

“Sinto-me realizada. Natal traduz felicidade, é celebrar o aniversário de Jesus, uma data para a família. Sempre fico esperando chegar a meia-noite na véspera do Natal. Somos apaixonados pelo presépio e o pinheiro. Também gosto das luzes, pois traz uma sensação agradável, inexplicável”, fala.

Ainda sobre luzes, a descansense lembra a chegada da energia elétrica no município. “Eu tinha cinco anos. A primeira coisa que o pai Casemiro fez foi instalar um pisca-pisca em um pinheiro enfeitado. Junto com a mãe Brunissuava, nós ficamos admirado com aquilo, era algo de outro mundo”, recorda.

A sua capacidade e amor por este tipo de trabalho lhe traz sempre bons resultados financeiros. Nesta época do ano, com materiais em mãos, ela fabrica ou faz decorações de diversos itens natalinos: presépio, biscuit, árvores natalinas, bolas de papel laminado, Papai Noel de tecido e guirlandas. No momento, este último enfeite é o que mais tem vendido.

“Também sou contratada para fazer decorações nas casas ou em estabelecimentos”, complementa. Vidros de compotas e geleias ganham enfeites, representando uma boa opção para presentes.

Budy não fez curso, mas sempre buscou o aperfeiçoamento com o passar do tempo. Profissionalmente, ela é envolvida com decoração para festas, casamentos, almoços e jantas.

O contato para encomendas ou contratar seus serviços é (49) 99117-7502.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias