Segunda, 18 de Janeiro de 2021 06:39
(49) 99173 6876
Espaço Jovem Espaço Jovem

O que a pandemia me deixou como lição em 2020

Nem um ser humano vai sair igual de 2020, todos nós fomos obrigados às mudanças profundas

29/12/2020 21h20
379
Por: Redacao
(Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)

Meu nome é Suelen Andreghetti, tenho 16 anos, hoje resido no interior de Descanso. Sou filha de Algeu e Cleonice Rosa Andreghetti, tenho uma irmã chamada Sibeli.

Sobre minha retrospectiva do ano de 2020, posso dizer que o novo Coronavírus me colocou em suspense, me transformou experiências individualmente como coletivas, exigiu de mim uma reinvenção, coragem e muita determinação.

No começo deste ano eu estava muito ansiosa e empolgada, pois eu fui morar em São Miguel do Oeste para frequentar o Instituto Federal de Santa Catarina. Comecei o Ensino Médio com curso integrado de Técnico em Alimentos.

A empolgação era muita, conheceria uma nova escola, novos amigos, iria ser um ano de muitas conquistas e aprendizados. Frequentei a instituição por aproximadamente um mês. Logo após, vivenciamos o Covid-19. Todas as escolas fecharam, fiquei uma semana sem aula. Foi bem difícil, acabei ficando desmotivada pela expectativa que eu tinha.

Mesmo com as aulas em Educação a Distância (EaD), aprendi muito, porém, mais complicado para entender todos os conteúdos até se adaptar com as novas plataformas de aprendizagem. Meu primeiro semestre terminaria em junho, mas acabou em outubro. Agora, final desse ano eu finalizaria o primeiro ano do Ensino Médio, mas não vai ser possível, somente em abril de 2021.

Minha convivência com a família foi boa, teve uma maior aproximação por um lado, no entanto, teve muitos dias que quase não dialogávamos. Isso aconteceu por motivo de aula, web conferências com professores, dias que em média eu estudava praticamente nove horas.

A pandemia me impediu de estar ‘presente’ com minha família mais vezes nos finais de semanas, com meus amigos, tanto por motivos da Covid-19 como a escola. Foi algo que tive que deixar mais de lado para se dedicar mais aos estudos e também por se cuidar com a contaminação do vírus.

Foi um ano atípico que dificultou meu aprendizado como estudante, com minha participação na família, como amiga. Posso afirmar que foi um ano sem vida social, mas foi um ano que fez eu evoluir muito como pessoa, porque muitas vezes tive que fazer escolhas rápidas.

Aprendi a dar mais valor à vida. Hoje, estou bem, mas amanhã posso não estar. É algo muito rápido, e que a maioria das pessoas não dava o devido valor. O ano de 2020 chegou para nós mostrar o real significado de viver.

Sentimos falta do toque humano, do abraço, do aperto de mão. O ser humano precisa de outras pessoas para viver e não apenas existir. Mostrou que devemos deixar o orgulho de lado e ir em busca do que realmente queremos, sem nunca desistir dos nossos sonhos, mesmo se tiver vários caminhos difíceis para percorrer.

Nem um ser humano vai sair igual de 2020, todos nós fomos obrigados às mudanças profundas. Eu penso que em 2021 teremos vários acontecimentos bons, será um ano de muito progresso e conquistas, porque este deixou todos mais fortes. Com isso, ano que vem vai ser um ano de muita luz.

Forte abraço a todos.

Por Suelen Andreghetti, estudante do Ensino Médio com curso integrado de Técnico em Alimentos pelo IFSC, em São Miguel do Oeste

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Espaço Jovem
Sobre Espaço Jovem
Coluna aberta para o público jovem. Ninguém será responsável exclusivamente por assiná-la. Portanto, qualquer jovem pode expressar sua forma de pensar, criticar e sugerir questões que venham a melhorar e criar uma expectativa melhor de vida em todos os sentidos que se possa imaginar. Escreva e envia seu texto, nome completo e foto para [email protected]
Descanso - SC
Atualizado às 06h35 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 25°

19° Sensação
11.4 km/h Vento
96.2% Umidade do ar
67% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias