Por volta das 8h45 desta sexta-feira, 1º de janeiro, o prefeito reeleito Sadi Bonamigo (PT), o vice Ivanei Brugnerotto (PP) e vereadores de Descanso tomaram posse em sessão solene realizada pelo poder Legislativo. Reservada apenas para poucos convidados, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, a programação ocorreu no Salão Nobre Prefeito Ângelo Bedin, na Câmara de Vereadores.
No começo, os trabalhos deram início pelo então presidente Márcio Bortoloto (PSD). Após, foram conduzidos pelo vereador eleito com maior quantidade de votos em 15 de novembro, Mateus Bolsoni (PT). Depois da eleição da nova mesa diretora, Odete Nora oportunizou aos eleitos para se pronunciarem. Acompanhe aqui o vídeo de transmissão pelo Facebook. Para o vice-prefeito Ivanei Brugnerotto (PP), a gestão será marcada com o “compromisso de promover o desenvolvimento e crescimento de Descanso”.
Reeleito, o prefeito Sadi Bonamigo lembrou da condição que assumiu a administração municipal em 2017, diferente de agora. “Só vale a pena ser prefeito se for para melhorar a vida das pessoas. Um grande governo será feito de 2021-2024 porque temos compromisso social, prezamos pela participação, transparência e cuidado com o dinheiro público”.
Bonamigo ainda falou que manterá diálogo, respeito e autonomia entre os poderes. Ele convidou a presidente do Legislativo para estar, na próxima segunda-feira, em seu gabinete e discutir projetos relevantes à população.
Eleição da mesa diretora
Na pauta também houve a eleição da nova mesa diretora. A vereadora Odete Nora (PT) presidirá os trabalhos no poder Legislativo neste ano de 2021. Ela destacou a participação feminina na política. Também disse que irá fiscalizar e contribuirá efetivamente para a qualidade de vida das pessoas. Ainda prometeu ser parceira do poder Executivo e buscar recursos.
À reportagem do Portal Minha Descanso, Nora revelou que a eleição da condução da mesa diretora foi por valorização de seu voto. “Eu não sei quem foi que votou em mim, eu apenas votei em mim, não sei que bloco foi. A mulher tem que se valorizar e ela mostrar a sua capacidade, porque se nós três nos omitirmos nessa legislatura, na próxima, as mulheres vão ficar envergonhadas”.
Na vice-presidência, por 5 a 4, ficou o vereador Juliano Kasper (PL), também do bloco de oposição ao Governo Municipal. Assumiu a função de primeira secretária a vereadora Fabiana Capelesso (MDB). Já o vereador Volmir Casagrande (PSDB) é o segundo secretário da mesa diretora.
Vereadores empossados e votos conquistados em 15 de novembro
Mateus Bolsoni, PT, 6,81%, 404 votos
Gio Vieira, PP, 6,49%, 385 votos
Amendoim, MDB, 5,80%, 344 votos
Volmir Adelar Casagrande (Pino), PSDB, 5,66%, 336 votos
Paulinho Burin, PT, 5,17%, 307 votos
Fabiana Capelesso, MDB, 4,42%, 262 votos
Marise Giombelli, PT, 3,88%, 230 votos
Juca Kasper, PL, 3,88%, 230 votos
Odete Nora, PT, 3,77%, 224 votos
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 19° Máx. 25°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 20° Máx. 26°
Sol com muitas nuvens e chuva