Segunda, 01 de Março de 2021 09:31
(49) 99173 6876
Saúde Saúde

Município de Descanso receberá 62 doses da vacina contra o novo Coronavírus

Os primeiros a receberem a vacina serão os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia. Mesmo assim, quantidade será insuficiente para atender a demanda

19/01/2021 14h38
417
Por: Redacao Fonte: Assessoria de Comunicação
Conforme Rech, o município está preparado com seringas e demais insumos para iniciar a vacinação nesta semana (Foto: Assessoria de Comunicação)
Conforme Rech, o município está preparado com seringas e demais insumos para iniciar a vacinação nesta semana (Foto: Assessoria de Comunicação)

A Secretaria de Saúde de Descanso prevê a chegada de 62 doses da vacina Coronavac nesta terça-feira, 19 de janeiro. Conforme o secretário, Cleber Rech, o município seguirá o plano estadual e nacional de vacinação que terá aplicação de duas doses, respeitando as quatro fases de imunização.

“Faremos a vacinação de acordo com o repasse das vacinas que é realizado pelo Ministério da Saúde e de acordo com as quatro fases prevista. Sendo que, a imunização completa de cada cidadão, que pertence aos grupos prioritários, será realizada por meio da aplicação de duas doses, com intervalo de no mínimo 15 dias entra a primeira e a segunda aplicação”, explica.

Com isso, os primeiros a receberem a vacina serão os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia. “O início da vacinação é um grande avanço, porém, recebemos doses abaixo da nossa expectativa, visto que temos 70 profissionais da saúde que trabalham na Secretaria e 29 profissionais do nosso hospital, ou seja, nesse primeiro momento não conseguiremos imunizar todos”, comenta.

Rech afirma que a população deve manter os cuidados em relação à doença. “O início da imunização é um passo muito importante, mas não podemos depender única e exclusivamente da vacina, pois será uma imunização lenta em função da disponibilização de poucas doses”, destaca.

Serão disponibilizadas nesse primeiro momento, 1.240 doses que serão divididos entre 19 municípios que fazem parte da Ameosc, com base na estimativa populacional de cada município.

Confira as fases de vacinação:

Fase 1

- Trabalhadores da saúde;

- Pessoas com deficiência e institucionalizadas;

- Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas);

- População indígena.

Fase 2

- Pessoas de 60 anos ou mais.

Fase 3

- Pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras).

Fase 4

- Professores;

- Forças de segurança e salvamento;

- Funcionários do sistema prisional.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias