Domingo, 28 de Fevereiro de 2021 13:04
(49) 99173 6876
Saúde Saúde

Coronavírus: pioneiro de 102 anos é o primeiro idoso a ser vacinado em Descanso

O cronograma da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 33 idosos com idade acima de 90 anos

11/02/2021 14h19
1.242
Por: Redacao Fonte: Assessoria de Comunicação
Pedro Rech é o primeiro e mais velho idoso a receber a vacina (Foto: Créditos: Sandra Ghidini/Assessoria de Comunicação)
Pedro Rech é o primeiro e mais velho idoso a receber a vacina (Foto: Créditos: Sandra Ghidini/Assessoria de Comunicação)

A Secretaria de Saúde de Descanso iniciou, na manhã desta quinta-feira, 11 de fevereiro, a vacinação dos 33 idosos com idade acima de 90 anos, que residem no município. Pedro Rech, de 102 anos, que reside na linha Pratinha, foi o primeiro a receber a vacina.

Um pouco de sua história

Seu Rech, que esbanja alegria, saúde e boa memória, conta como chegou à Descanso. “É uma história triste, porque quando chegamos aqui não tinha dinheiro, não tinha muito o que comer, então a gente caçava e trabalhava muito. A gente não tinha saúde como tem hoje, mas tinha que trabalhar mesmo doente”, lembra.

Rech nasceu dia 6 de setembro de 1918, no município de Ouro, Santa Catarina. Em 1949, após 13 dias de viagem, chegou ao município de Descanso. Cerca de três meses depois, se instalou na linha Pratinha e construiu um rancho (como era chamado antigamente) ao lado do rio Pardo, para que sua esposa e seus quatro filhos pudessem morar com ele.

Apesar das dificuldades da época, com o passar do tempo, foi adquirindo mais terras, construiu uma nova casa onde hoje reside. Seu Rech teve 11 filhos, e conta com orgulho que deu terra para todos. “Dei terra para os filhos e para as filhas também, porque todos trabalharam muito”, conta.

Rech sempre gostou de andar a cavalo, hobby que teve que deixar de lado em função da idade, mas o que ele não deixa de fazer, é sorrir para a vida e beber uma taça de vinho todos os dias durante o almoço.

Vacinação

A vacinação que se estenderá até amanhã, sexta-feira, será realizada na casa de cada idoso, conforme o cronograma da Secretaria de Saúde. “O objetivo, como já falamos, é para que seja mais confortável para os idosos e para não gerar aglomerações”, relembra a o secretário de Saúde, Cleber Rech.

Confira matéria feita com Pedro Rech, no dia do lançamento do Portal Minha Descanso.

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias