Segunda, 01 de Março de 2021 11:08
(49) 99173 6876
Saúde Regional

Prioridade do Gabinete de Crise em Chapecó será abertura de novos leitos

Foi aprovada na Câmara de Vereadores uma lei que pode fechar os estabelecimentos e aplicar multas de até R$ 150 mil para quem descumprir as regras de enfrentamento à pandemia

14/02/2021 21h22
106
Por: Redacao Fonte: Assessoria de Comunicação
70% dos testes de Covid estão dando positivo (Foto: Assessoria de Comunicação)
70% dos testes de Covid estão dando positivo (Foto: Assessoria de Comunicação)

Após conversas do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, com o Governo do Estado, o governador Carlos Moisés da Silva determinou a instalação de um Gabinete de Crise em Chapecó, que será coordenado pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Ele e o Chefe da Casa Civil, Eron Giordani, chegarão em Chapecó ainda nesta segunda-feira, acompanhados de um representante da superintendência do Ministério da Saúde.

De acordo como prefeito João Rodrigues, esse apoio é bem-vindo num momento em que os casos da Covid-19 aumentaram muito, lotando hospitais e gerando transferência de pacientes até para outras regiões.

“O objetivo é abertura de novos leitos de UTI e abrir novas enfermarias, a prioridade será não transferir pacientes de Chapecó e ao mesmo tempo administrar a crise aqui em Chapecó”, explicou. De janeiro até domingo 121 pessoas já foram transferidas por falta de leitos de UTI em Chapecó.

Desde que os números começaram a aumentar a Administração Municipal tem tomado medidas para enfrentar a crise. A pedido do prefeito, o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, mandou 15 respiradores para Chapecó, que já ajudaram a ampliar leitos de UTI e também atender pacientes de Covid-19 que estão em outros setores.

Foi aprovada na Câmara de Vereadores uma lei que pode fechar os estabelecimentos e aplicar multas de até R$ 150 mil para quem descumprir as regras de enfrentamento à pandemia.

As aulas presenciais foram suspensas e um decreto fechou temporariamente bares, pubs, tabacarias, cinemas, teatros e igrejas.

Neste domingo, o prefeito fez um apelo para que a população tome os cuidados necessários, mantendo o distanciamento.

70% dos testes de Covid estão dando positivo

O diretor técnico da Secretaria da Saúde, João Lenz, disse que somente na manhã deste domingo, dos 53 testes realizados, 73% deram positivo para a Covid-19. Ele afirmou que, pelo nível de contaminação e por estar atingindo pessoas mais jovens há uma suspeita de variante da Covid-19, embora isso não tenha sido confirmado ainda.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias