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Comportamento Papo Psicológico

Perfeccionismo: até que ponto ele é saudável?

A busca pela perfeição é intimamente ligada a forma como a pessoa se vê e gostaria de ser vista pelos outros

18/03/2021 09h51
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Por: Redacao
(Foto: Aces Educacion)
(Foto: Aces Educacion)

A definição de perfeccionismo é o estabelecimento de altos padrões de desempenho, que quase sempre são acompanhados de avaliações críticas e a busca por evitar erros e falhas. Esse ideal perfeccionista surge na nossa vida já na infância, onde somos estimulados a fazer os melhores trabalhos para que sejam fixados em murais, para sermos elogiados e admirados. A busca pela perfeição é intimamente ligada a forma como a pessoa se vê e gostaria de ser vista pelos outros.

Buscar ter um bom desempenho nas atividades que desenvolvemos é natural, afinal, todos nós queremos nos sair bem no que estamos desempenhando. No entanto, algumas pessoas acabam se impondo padrões elevadíssimos, difíceis de alcançar e junto desses padrões aparecem cobranças duras e regras que segundo a pessoa devem ser seguidas. O que muitas pessoas esquecem é que o conceito de perfeição é apenas uma questão de opinião.

Atualmente, onde tudo é muito rápido e concorrido, onde precisamos lidar com pressões de todos os lados, procurar a perfeição muitas vezes é um caminho rápido para a angústia e a dor. Pois, ao mesmo tempo que buscar a perfeição pode nos elevar, essa busca pode ter um efeito rebote. Mas de que maneira isso acontece? Muitas pessoas cobram tanto de si que quando vão iniciar alguma tarefa e percebem que não vão atingir aquele padrão (que é idealizado por elas mesmas), acabam desistindo do que iam fazer. Se esquecem que não é necessário atingir a perfeição sempre, que o progresso também nos tira do lugar. Às vezes é muito melhor sermos nota 7 em alguma coisa e estarmos envolvidos com o aquilo, do que desistir por medo de não atingir a nota 10.

Portanto, exigir demais de si mesmo, pode nos levar a extremos como insatisfação constante, fracasso, desistência, procrastinação e medo de tentar. É importante nos policiarmos e lembrar que nem mesmo as máquinas funcionam 100% do tempo, em algum momento elas precisam de pausas e podem ter suas falhas.

Claro que é natural no exigirmos e tentarmos fazer as coisas da melhor maneira possível. O perfeccionismo começa se tornar algo patológico quando: a pessoa sente um medo constante de fracassar e que algo possa dar errado, que saia do seu controle ou que decepcione os outros; quando não existe meio termo, ou é perfeito ou foi completamente horrível, um desastre total; quando surgem muitas frustrações e a pessoa não aceita seus erros como algo natural, sentindo-se triste e culpado; quando a opinião dos outros é demasiadamente importante para si e suas ações; e quando surge a famosa autossabotagem, onde o medo de errar é tão grande que para não ser surpreendido, o próprio perfeccionista faz com que isso aconteça, gerando muita ansiedade.

Como vimos o perfeccionismo está ligado com padrões altíssimos que estão relacionados com cobranças na infância e adolescência, crenças e pensamento distorcidos da realidade. Para melhorar isso e viver com mais leveza, a psicoterapia é ideal. Cuide dos seus pensamentos e lembre-se que feito é melhor que perfeito.

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Sobre Papo Psicológico
Bruna Manuela Parmegiani é psicóloga inscrita no CRP nº 12/18730. Atualmente cursa especialização em Psicologia Infantil e Psicologia Clínica com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental. E aí, vamos conhecer um pouco mais sobre a Psicologia e suas facetas? Dúvidas e sugestões de tema pelo e-mail: [email protected]
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