Domingo, 11 de Abril de 2021 00:28
(49) 99173 6876
Agropecuária Agropecuária

Colheita do pinhão inicia em 1º de abril com expectativa de crescimento

Pode receber multar quem for flagrado colhendo ou transportando a semente antes da data

30/03/2021 16h06
117
Por: Redacao Fonte: Assessoria de Comunicação
Santa Catarina colha entre 40% e 60% a mais de pinhão em relação ao ano passado (Foto: Divulgação / Epagri)
Santa Catarina colha entre 40% e 60% a mais de pinhão em relação ao ano passado (Foto: Divulgação / Epagri)

A Epagri estima que, em 2021, Santa Catarina colha entre 40% e 60% a mais de pinhão em relação ao ano passado.  A colheita começa nesta quinta-feira, 1º de abril.

“Apesar da elevação, a safra ainda será menor do que em um ano normal, já que ano passado ela foi praticamente insignificante”, relata Jose Marcio Lehmann, gerente regional da Epagri em Lages.

Segundo Lehmann, em 2020 se colheu em média 10% do que seria uma safra catarinense usual de pinhão. Alguns municípios chegaram a colher 30% do normal, mas o volume ficou muito abaixo do esperado.

A data de 1º de abril como início de colheita do pinhão em Santa Catarina foi definida por uma lei, estabelecida em 2011 com o intuito de preservar a espécie, evitando sua colheita ainda verde. Pode receber multar quem for flagrado colhendo ou transportando a semente antes da data.

A estimativa de safra de pinhão em Santa Catarina é feita a partir de levantamentos que os extensionistas da Epagri fazem com os agricultores locais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias