Sábado, 19 de Junho de 2021 01:01
(49) 99173 6876
Geral Geral

Itacir e Catarina nasceram no mesmo município do RS, mas se conheceram e casaram em Descanso

Já são quase 40 anos de união

13/04/2021 21h03 Atualizada há 2 meses
1.464
Por: Redacao
Casal mora no distrito de Itajubá (Fotos: Portal Minha Descanso e Arquivo Pessoal)
Casal mora no distrito de Itajubá (Fotos: Portal Minha Descanso e Arquivo Pessoal)

Quando tinha nove anos, Itacir Cherobin, 69, veio morar em Descanso. Provavelmente, no mesmo ano, dona Catarina Girardi, que tinha cerca de quatro anos, também deixou Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Os dois nasceram naquele local, mas só se conheceram e casaram aqui no município de Santa Catarina, onde vivem, desde então, no distrito de Itajubá.

Itacir lembra que foi com o tio pedir dinheiro emprestado para o pai de Catarina, estes moravam na linha Liberdade, onde mais tarde ficou demarcado para Santa Helena (SC). “Isso aconteceu logo que viemos do RS. Quando vi aquela menina pensei: esta ainda vai ser minha”, sorri. “No retorno para casa meu tio perguntou se eu tinha visto aquela garotinha? Eu respondi que sim”.

Entre 18 a 20 anos de idade de Itacir, os dois se encontraram em um baile na comunidade de Liberdade. E o destino estava realmente a favor deles. “Na linha Jorge Lacerda um primo casou. Na festa, Itacir e eu nos vimos, conversamos e, meses depois, oficializamos o namoro. Nossos encontros foram nos finais de semana”, fala Catarina.

O amor superava todas as dificuldades da época. Itacir ia a pé até a casa de Catarina. A rotina durou nove meses e, passado o período, deram um passo importante no relacionamento. Eles decidiram casar. Em 25 de julho completará 40 anos.

“Naquele mês, lembro que um final de semana 18 casais se uniram e no outro sábado, junto com o nosso, foram mais 21. Isso aconteceu porque acreditava-se não ser muito bom casar no mês de agosto, que só iria trazer desgosto”, comenta a senhora de 65 anos. “Nunca tivemos brigas. É preciso haver respeito e não pode ter traição”, declara Itacir.

O casal criou quatro filhos: Acedir, Adriana, Jovana e Juliana. “Com educação e respeito ensinamos os nossos filhos a seguirem o bom caminho. Graças a Deus, os filhos foram obedientes, nos ajudando muito na roça com o plantio de milho, soja e fumo”, fala seu Itacir. O amor e orientação também são repassados para cinco netos.

Por conta da pandemia, Itacir e dona Catarina não tem planos para fazer festa dos 40 anos de matrimônio. “Mas certeza que vamos quando completar os 50 anos”, finaliza Catarina.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias