Techy Internet topo
Móveis Incomaba topo
HB Informática 1
Protomed topo
Loja Sol topo
Funerária Scopel
Supermercado Comin topo
Restaurante Alvorada topo
Sicredi topo
Odontologia Pacheco
Marmoraria Felicetti topo
Quality Solar topo
Armazém dos Óculos topo

O que é a igreja?

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. (Jo 6:63).

Espírito e Vida

Espírito e VidaPalavras de edificação. É destinada a proporcionar leituras que supram vida e o ajudem a ser aperfeiçoado em Espírito, assim como nos ensinou Cristo. Pastor, atuante em Descanso, e capitão da Polícia Militar de São Miguel do Oeste, Nilson Rubini.

09/02/2019 18h08Atualizado há 1 ano
Por: Redacao
286
(Foto: Internet)
(Foto: Internet)

Em outra oportunidade, já escrevemos neste coluna (Lição 04: A Igreja), no entanto,  face à relevância do tema, antes de entrar e aprofundar outros assuntos é imprescindível compreender melhor o que é a igreja. Com esta intenção, buscamos no site do Instituto Vida Para Todos (IVPT) e encontramos, em uma coluna do Jornal Árvore da Vida (JAV) – endereçada especialmente aos jovens, um texto cheio de luz e de amor para podermos entender melhor o assunto, texto que transcrevemos na íntegra para leitura e desfrute dos amados leitores:

“Em nossa experiência cristã, dentre todas as dúvidas que possua um filho de Deus, talvez esta seja a mais comum. É possível, também, que, para muitos de nós, seja uma das mais difíceis perguntas a serem respondidas. Como servos do Senhor, tal revelação é fundamental, pois a igreja, Sua noiva amada, está no centro do plano eterno de Deus. Todavia nossa maior preocupação não é se “sabemos” a resposta a essa indagação, e sim como temos respondido a ela. Muitos têm usado as coisas do homem para explicar as coisas de Deus passando conceitos próprios. Quanto daquilo que falamos sobre a igreja é de fato revelação de Deus, ou mera explicação humana com linguagem persuasiva (1 Coríntios 2:4)?

Teoricamente existem diversas definições acerca da igreja, que possuem origem nas mais variadas interpretações de textos bíblicos. Outros estudos tomam por base a história, filosofia e ciência humana, dando ocasião ao surgimento de diversas doutrinas. Até mesmo um jovem como você pode estar sendo influenciado por conceitos adquiridos, tornando-o insensível à genuína revelação do Espírito. O Senhor Jesus nos adverte a ter cuidado com o “fermento”, que representa nossos conceitos humanos misturados às coisas de Deus (Mateus 16:12). O homem procura, de diversos modos e em vários lugares. respostas que somente podem ser reveladas por Deus, por meio de Sua palavra e do Espírito da verdade, pois o homem natural não pode entender as coisas do Espírito de Deus porque lhe são loucura (1 Coríntios 2:14; João 16:13).

Ainda em João 4:19-24, por exemplo, vemos uma mulher samaritana que, mesmo vivendo em pecado, possuía fortes conceitos espirituais sobre o verdadeiro lugar de adoração. Nesse diálogo, o Senhor primeiramente a advertiu sobre a importância de adorarmos o que conhecemos, pois ela baseava-se na experiência de seus pais (v. 20), não possuindo experiência própria com Deus.

É sempre importante atentar para as pessoas que Deus colocou ao nosso redor para nos auxiliar, como nossos pais. Entretanto, jovem, se você quer conhecer a Deus, precisa ter suas próprias experiências com Ele. Nesse contexto do Evangelho de João capítulo 4, é revelado que Deus é Espírito; e importa que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade (v. 24). Ademais, são precisamente estes que Ele procura para Seus adoradores (v. 23). Esses verdadeiros adoradores são aqueles que atenderam ao chamamento de Deus e compõem Sua igreja (1 Coríntios 1:2). São todos aqueles que receberam o poder de serem feitos filhos de Deus, por crerem em Seu nome ( João 1:12).

Assim, nós somos a igreja, a casa de Deus (Hebreus 3:6). Logo, deixando de lado nossos conceitos, atentando para a pura palavra de Deus, podemos concluir que a igreja não é uma edificação humana, nem mesmo um lugar físico (Atos 7:47-48). Por essa razão, não podemos restringir nossa comunhão com Deus às reuniões da igreja, tampouco a algum lugar físico. Se nossa vida cristã se restringir aos momentos em que estamos em um templo, em poucos momentos de nossa vida o Senhor nos encontrará.  Jovem, toda vez que invocamos o Senhor, Ele se achega a nós (Deuteronômio 4:7). Podemos fazer isso a todo tempo, em todo lugar. A igreja, portanto, é um viver no qual invocamos o Senhor, mantendo comunhão com todos os santos. Nela também somos aperfeiçoados para reinar com Cristo em Seu reino”. Disponível em: http://institutovidaparatodos.org.br/ Acesso em:08/02/2019.

Oração

Senhor Jesus, Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Invocamos teu santo nome, desejamos que Tu abençoe ricamente nossos leitores e suas famílias para que possam ter a visão governante do que é a Igreja, que possam desejar experimentar tal viver por todos os dias de suas vidas, até que voltes em Teu Reino. Em nome de Jesus! Amém! 

Qualquer dúvida ou sugestão entre em contado conosco!