Quinta, 06 de Maio de 2021 22:50
(49) 99173 6876
Agropecuária Agropecuária

Epagri realiza evento on-line sobre uso de Panc na culinária nesta quarta-feira

Transmissão on-line gratuita será nesta quarta-feira, 5 de maio, às 14h

03/05/2021 14h40
44
Por: Redacao Fonte: Assessoria de Comunicação
Para participar, não é preciso fazer inscrição prévia (Foto: Divulgação / Epagri)
Para participar, não é preciso fazer inscrição prévia (Foto: Divulgação / Epagri)

Como e por que cozinhar com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) é o tema da transmissão on-line gratuita que a Epagri realiza nesta quarta-feira, 5 de maio, às 14h. A nutricionista Cristina Ramos Callegari, extensionista social da Epagri em Florianópolis, e o engenheiro-agrônomo Altamiro Morais Matos Filho, extensionista rural, recebem ao vivo convidados que vão ensinar a levar essas plantas da horta para a mesa com sabor, saúde e criatividade.

“Vamos abordar todo esse processo de transformação, de culinária criativa, resgatando o uso de plantas tradicionais para essa arte na cozinha. Teremos vários saberes e sabores não convencionais, como peixinho da horta, ora-pro-nóbis, taioba, major gomes, assa peixe, picão preto, picão branco, serralha, bertalha, nirá, e também partes não convencionais de plantas, como folha de beterraba e de batata-doce”, diz a nutricionista Cristina. O evento será transmitido ao vivo no canal de capacitações da Empresa no YouTube e terá emissão de certificados. Para participar, não é preciso fazer inscrição prévia.

Um dos convidados será Michel Abras, mestre em Estudos Culturais Contemporâneos, especialista em Panc, gastrólogo, chef e cozinheiro profissional. Michel é sócio fundador da LABPanc – Gastronomia e Cultura, empresa que desenvolve trabalhos de pesquisa, ensino, consultoria e elaboração de produtos com foco em quintais e hortas.

Também participam do evento três profissionais da Associação Casa da Videira, uma organização de Curitiba (PR) que atua nas áreas de agricultura urbana, cultura, empreendedorismo social, meio ambiente, manejo de resíduos orgânicos, ações em novos arranjos econômicos e vida comunitária. Camilla Maciel de Souza, Helena Novelletto da Silva e Giovana Aceti Oliver vão falar sobre a agregação de valor às Panc colhidas no quintal em uma agroindústria familiar administrada e conduzida por mulheres.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias