Sábado, 19 de Junho de 2021 00:26
(49) 99173 6876
Agropecuária Agropecuária

Simpósio de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária será de 25 a 27 de maio

O evento é promovido pela Epagri e pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em parceria com outras instituições

25/05/2021 14h42
80
Por: Redacao Fonte: Assessoria de Comunicação
Ferramenta é importante para a produção sustentável, com possibilidade de alcançar maiores patamares de produção com menor uso de insumos (Foto: Divulgação / Epagri)
Ferramenta é importante para a produção sustentável, com possibilidade de alcançar maiores patamares de produção com menor uso de insumos (Foto: Divulgação / Epagri)

Fomentar a discussão sobre a indissociabilidade entre a saúde humana, a saúde animal e a saúde ambiental e a sua importância para a produção sustentável dos alimentos e para a manutenção do equilíbrio e do funcionamento dos serviços ecossistêmicos. Esse é o objetivo do VI Simpósio de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária do Sul do Brasil (Sipa-SUL), que será realizado em conjunto com o VI Simpósio Internacional Ciência, Saúde e Território, no formato virtual, de 25 a 27 de maio. O evento é promovido pela Epagri, empresa do Governo do Estado de Santa Catarina, e pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em parceria com outras instituições.

O simpósio vai debater temas relacionados às questões que envolvem Ciência, Saúde e Território e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária sob os pilares da intensificação sustentável. Podem participar os profissionais das mais diversas áreas do saber, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, produtores rurais e todos os cidadãos interessados.

O coordenador do Sipa-SUL, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Lages, Tiago Baldissera, reforça a importância do diálogo entre pesquisadores com perspectivas distintas ultrapassar as fronteiras da comunidade científica e da universidade, para interagir também com os atores e setores da sociedade em todos os territórios. “Por isso o evento é aberto a todos os interessados, independente da área de atuação”, afirma ele.

O coordenador do evento ressalta a relevância do simpósio ao explicar que interações entre humanos e animais ocorrem o tempo todo, em diversos ambientes e de diferentes maneiras, e podem ser responsáveis pela transmissão de agentes infecciosos que levam à ocorrência de doenças emergentes e reemergentes. “Os desastres naturais provocados pela contaminação ambiental e pelo desequilíbrio dos serviços ecossistêmicos, por exemplo, podem provocar alterações na bioecologia de vetores de diversas doenças colocando em xeque a saúde pública e o bem-estar da população urbana e rural. Por isso precisamos assegurar sistemas sustentáveis de produção de alimentos”, diz ele.

Tiago destaca ainda que os sistemas integrados de produção agropecuária são uma ferramenta importante para a produção sustentável, com possibilidade de alcançar maiores patamares de produção com menor uso de insumos. “Desta forma, os SIPA também podem gerar mais renda ao produtor, além de uma renda mais diversificada, reduzindo os riscos”, explica.

Segundo Tiago, as temáticas debatidas durante o evento servirão como um alerta para sinalizar a importância do trabalho conjunto, multi, trans e interdisciplinar entre as diferentes áreas do conhecimento para conquistar, no futuro, comunidades mais saudáveis a partir do tratamento indissociável da relação humana, animal e ambiental. “Acreditamos que somente dessa forma conseguiremos garantir condição de vida segura e confortável a todos, em todos os ambientes e em todas as esferas: local, regional, nacional e global”.

O SIPA-SUL ocorre em paralelo com o VI Simpósio Internacional Ciência, Saúde eTerritório. Eles são organizados em parceria como o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/Lages), Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Embrapa e Aliança Sipa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias