Sexta, 18 de Junho de 2021 23:36
(49) 99173 6876
Meio Ambiente Meio Ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado com diversas ações em Descanso

Em parceria com a Epagri, mais de 700 mudas de plantas serão entregues aos alunos da rede municipal de ensino

05/06/2021 15h08
74
Por: Redacao Fonte: Assessoria de Comunicação
As ações têm por objetivo reforçar a importância de preservar o meio ambiente (Foto: Sandra Ghidini / Assessoria de Comunicação)
As ações têm por objetivo reforçar a importância de preservar o meio ambiente (Foto: Sandra Ghidini / Assessoria de Comunicação)

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste sábado, 5 de junho, o Governo de Descanso, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e em parceria com a Epagri, irá entregar, a partir da semana que vem, uma muda de planta para cada aluno da rede municipal de ensino.

Conforme o secretário da pasta, Robson Zappani, o objetivo é fortalecer a formação da consciência das crianças em relação às causas ambientais. “A maioria das mudas foram cultivadas no Viveiro Municipal e carregam uma importante reflexão sobre o papel de cada cidadão na preservação do meio ambiente e da natureza. Em função da pandemia, optamos por realizar este ato simbólico para reforçar às nossas crianças a importância da conscientização”, comenta.

Para a extensionista social da Epagri, Flavia de Oliveira, durante a ação mais de 700 mudas serão entregues com a intenção de que as famílias ensinem seus filhos a plantar, a cuidar e sobre a importância deste zelo com o meio onde vivem. “Precisamos unir esforços, pensar na preservação da água e do solo, na preservação da agrobiodiversidade, promovendo um desenvolvimento territorial socialmente diverso, economicamente viável e ambientalmente responsável”, destaca.

Ainda na programação, a Secretaria também em parceria com a Epagri realizará a coleta de materiais sólidos e recicláveis, a partir do dia 21 deste mês, em todas as comunidades do interior de Descanso. Durante a campanha serão coletados lona, ferro, arame, alumínio, embalagens plásticas, garrafas pet e outros materiais sólidos que possam ser reciclados. “A separação e destinação correta do lixo garantem maior qualidade vida às famílias que residem no campo além de contribuir na preservação e recuperação do meio ambiente e, por isso, realizamos esta coleta duas vezes ao ano”, ressalta Zappani.

A programação ainda prevê a segunda coleta de materiais sólidos e recicláveis no interior, que deve ser iniciada no final de novembro. A coleta de vidros está prevista para setembro deste ano, já a de lixo eletrônico também deve acontecer no segundo semestre, com data ainda a ser definida.

Além dessas ações, o Governo Municipal realiza um trabalho constante de proteção de fontes e nascentes, no intuito de preservar a água. “Com o objetivo de recuperar, preservar e manter a qualidade da água, realizamos no ano passado aproximadamente 300 serviços de limpeza de bebedouros, abertura e limpeza de fontes e, neste ano foram mais de 40. Vamos continuar fazendo esse importantíssimo trabalho e pedimos também a colaboração e ajuda de toda a população para que cada um faça a sua parte”, finaliza Zappani.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias