Domingo, 26 de Setembro de 2021 16:39
(49) 99173 6876
Previsão do Tempo Previsão do Tempo

O inverno começa no hemisfério Sul

Nesse dia e horário o hemisfério Sul passa pelo solstício de inverno

21/06/2021 08h43
195
Por: Redacao Fonte: Assessoria de Comunicação
São esperadas pelo menos três ondas de frio, com dias consecutivos de temperatura baixa, próxima de 0°C e negativa (Foto: Arquivo Portal Minha Descanso)
São esperadas pelo menos três ondas de frio, com dias consecutivos de temperatura baixa, próxima de 0°C e negativa (Foto: Arquivo Portal Minha Descanso)

No outono de 2021 a chuva foi mal distribuída em SC, mais frequente e significativa no Litoral e áreas próximas, e escassa no Oeste e Meio-Oeste, agravando a situação de estiagem. Já o frio, chegou antecipado e marcou presença em boa parte da estação, devido à atuação do fenômeno La Niña (águas mais frias na região do Pacífico Equatorial). Foram poucos os dias de temperatura elevada e não ocorreram os famosos veranicos. A pergunta agora é: esse frio continua nos meses de inverno?

O inverno de 2021 começou nesta segunda-feira no hemisfério Sul, oficialmente, às 00h32min (horário de Brasília). A data e o horário do início e do fim das estações do ano são determinados pelos astrônomos e não pelos meteorologistas, a partir de um cálculo matemático. Nesse dia e horário o hemisfério Sul passa pelo solstício de inverno, com a noite mais longa do ano e menor incidência de luz solar neste hemisfério. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro (solstício de verão no HS) e em junho (solstício de inverno no HS). O dia e hora exatos variam em cada ano.

Os primeiros dias do inverno devem ser marcados por instabilidade, chuva e temperatura baixa em SC. Segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram, a previsão é de um inverno frio no estado, com temperatura abaixo da média climatológica. São esperadas pelo menos três ondas de frio, com dias consecutivos de temperatura baixa, próxima de 0°C e negativa, com formação de geada ampla no estado, especialmente em julho. Em situações meteorológicas associadas a frio e umidade, os catarinenses devem contemplar as lindas paisagens com neve, especialmente no Planalto Sul. No entanto, períodos mais aquecidos também são característicos da estação. 

Com relação a chuva, ainda há indicativo de chuva mal distribuída e abaixo da média para SC.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias