Domingo, 25 de Julho de 2021 19:44
(49) 99173 6876
Ensino Ensino

Curso de Enfermagem é autorizado com nota máxima na Uceff Itapiranga

Para o reitor Leandro Sorgato, é uma conquista muito grande

19/07/2021 11h27
42
Por: Redacao Fonte: Assessoria de Comunicação
O profissional enfermeiro possui várias áreas de atuação (Foto: Divulgação)
O profissional enfermeiro possui várias áreas de atuação (Foto: Divulgação)

Na última semana, a Uceff Itapiranga recebeu a visita de representantes do MEC para autorização do curso de Enfermagem. Conforme a coordenadora do curso, professora Débora Eliana Teichmann, o curso de Enfermagem do Centro Universitário pautou-se para sua concepção, nas demandas e expectativas de desenvolvimento do setor da saúde na região e se propõe a construir novos referenciais e paradigmas nesta importante área, com o intuito de promover a saúde, o bem-estar, atuando como agente de transformação social beneficiando a comunidade local e regional.

"Fomos avaliados com nota 5 que é o conceito máximo do MEC fruto do empenho da nossa Instituição e em especial dos professores comprometidos com a proposta do curso que é a formação de Enfermeiros preparados para o mercado de trabalho", comemora a coordenadora.

Para o reitor Leandro Sorgato, a autorização com nota máxima do curso de Enfermagem é uma conquista muito grande e vem se somar com os demais na área da saúde, a exemplo da Psicologia, autorizado no início de julho também com nota 5. "Estamos acompanhando a tendência com investimentos nesta área, que está em franca expansão, e dessa forma contribuindo com o atendimento na área da saúde e a educação regional. Com mais este curso autorizado, a Uceff oferece em seu catálogo praticamente todos os cursos da área", salienta Sorgato.

A Enfermagem é a ciência que tem como principal foco o cuidado com o ser humano em todas as suas fases de vida, promovendo à saúde e atuando na prevenção das doenças. "Nossos acadêmicos de enfermagem terão uma formação que os habilite a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção, reabilitação da saúde, tanto a nível individual quanto coletivo. Além disso, terão uma formação humanística voltada para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e liderança, formando profissionais capazes de atuar em equipes, ou como empreendedores e gestores".

Diante da pandemia da Covid-19 ficou ainda mais evidente a importância do enfermeiro dentro das equipes de saúde, pois são a linha de frente havendo um aumento da demanda por esses profissionais em todas as áreas da saúde. Além disso, no pós-pandemia serão um dos profissionais da saúde mais requisitados, pois infelizmente muitos pacientes ficarão com sequelas que precisam ser tratadas.

O profissional enfermeiro possui várias áreas de atuação:  hospitais gerais e especializados, unidades básicas de saúde, cuidados intensivos e semi intensivos, atendimento pré-hospitalar, Samu, policlínicas e centros de atendimento à saúde; administração e gerenciamento da saúde coletiva e rede hospitalar; pesquisa; consultoria, serviços de auditoria e assessoramento; educação e promoção da saúde, creches, escolas, assistência domiciliar( home care), instituições de longa permanência, participação em grupos de autoajuda e docência de nível técnico na área da saúde.

O Curso de graduação em Enfermagem possui 5 anos de duração com uma matriz curricular de 4200 horas com aulas práticas desde o primeiro semestre, oferta na modalidade presencial e turno noturno.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias