Quarta, 27 de Outubro de 2021 20:45
(49) 99173 6876
Pet PET

Dermatite de contato irritante x alergia (dermatite atópica)

Duas doenças distintas, mas que muitos confundem

21/07/2021 11h45
189
Por: Redacao
(Foto: Tractive)
(Foto: Tractive)

Será que o cão pode ser alérgico, ou ter a dermatite atópica induzida por produto de limpeza, ou pela lâmina de tosa, ou pelo perfume? A resposta é simples, não, o seu cão não pode.

Porque na dermatite atópica, o organismo forma resposta contra proteínas. E quando falamos nesses produtos que não tem proteína, como os produtos de limpeza, sabão em pó, cera da casa, pó de obra entre outros, estes produtos não têm um alérgeno que possa induzir essa resposta imunológica, e então isso chamamos de dermatite de contato irritante.

As moléculas desses produtos são chamadas de haptenos, e o organismo não consegue fazer uma resposta contra, assim como faz contra a proteína do pólen de gramíneas ou de ácaros domiciliares, por exemplo, que é o que ocorre na dermatite atópica.

Ainda, na dermatite de contato irritante o animal pode manifestar sinal clínico apenas em momentos específicos, ou seja, depois do contato com o produto e tendo uma hipersensibilidade tardia, enquanto que na dermatite atópica, na maioria dos casos, o animal manifesta sinais durante o ano todo, e a resposta é do tipo imediata. 

Por tanto a dermatite de contato irritante é diferente de dermatite atópica e você deve procurar o médico veterinário especializado que vai saber fazer o diagnóstico correto do seu animal.

Até a próxima coluna.

Por Tássia Fontoura, médica veterinária, especialista em dermatologia veterinária e pós-graduanda em clínica médica e cirúrgica de cães e gatos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias