Domingo, 26 de Setembro de 2021 16:04
(49) 99173 6876
Cultura Cultura

CTG Candeeiro do Oeste tem programação especial na Semana Farroupilha

Programação que iniciou na segunda-feira, segue hoje com janta Italiana e domingo, 19, com tradicional costelão

15/09/2021 10h54
116
Por: Redacao Fonte: Assessoria de Comunicação
Muitas atividades estão previstas para neste mês (Fotos: Portal Minha Descanso e Divulgação)
Muitas atividades estão previstas para neste mês (Fotos: Portal Minha Descanso e Divulgação)

No próximo dia 20 de setembro comemora-se o Dia do Gaúcho, a data recorda o início da Revolução Farroupilha em 1835 e é uma homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha. E nesta semana que antecede a data, os Centros de Tradições Gaúchas de todo o Brasil estão com atividades alusivas, a Semana Farroupilha.

No município de Descanso, o CTG Candeeiro do Oeste também programou uma semana comemorativa. Conforme a patroa, Claci Antunes Czarnobay, este ano um pouco diferente dos outros anos por ser um momento difícil por causa do pandemia do Coronavirus.

A abertura da Semana Farroupilha aconteceu na segunda-feira, 13 de setembro, à noite, durante o ensaio das invernadas juvenil e mirim, após houve um momento cívico e acendimento do candeeiro, um fogo simbólico da cultura gaúcha, que ficou acesso a noite toda.

Conforme Claci, a programação segue hoje à noite com jantar Italiano, a base de costelinha de porco, polenta, ovo frito, queijos e saladas. No domingo, os festejos iniciam na parte da manhã com muita música tradicionalista, meio dia terá o tradicional costelão e na parte da tarde apresentação das invernadas locais. Na segunda-feira, dia do gaúcho, a programação é interna com ensaio de invernada e também uma fala sobre os costumes da cultura gaúcha.

Para quem quiser adquirir fichas para a janta e almoço pode entrar em contato com os organizadores pelos telefones 3623-0039, 98850-7237, 99189-2934 e 99183-0042. As fichas são limitadas e todos devem seguir os protocolos de segurança contra o Covid-19.

Patronagem

Claci assumiu a patronagem do CTG Candeeiro do Oeste em março deste ano, no lugar da dona Cleonisse Provensi, que conforme o estatuto não poderia mais seguir no cargo. Segundo Claci, no início parecia ser difícil, mas depois conseguiram formar um grupo bom de trabalho. “Trouxemos gente nova e também mantivemos um pessoal mais antigo, com experiência. Eu considero muito essas pessoas que já estavam aqui porque eles têm um conhecimento, uma bagagem que a gente que entrou depois não tem e alguns estão aqui desde a fundação do CTG, 1972”, enaltece. 

Invernadas Artísticas

O CTG Candeeiro do Oeste está retomando os grupos de invernada artística, de acordo com Claci. Desde a metade do mês de julho os ensaios estão praticamente normais com ensaios na segunda-feira e no domingo à noite. “Começamos a reorganizar o grupo e o que me surpreendeu, o grupo está grande! Começaram umas crianças de quatro, cinco anos, estamos com 12 crianças nesse grupo pré-mirim, temos 20 adolescentes no juvenil e 11 no grupo adulto. Para quem não tinha perspectiva nenhuma há dois meses já estamos com um bom resultado”, destaca.

Segundo Claci, para o dia 21 de novembro, o CTG Candeeiro do Oeste já tem um evento para participar a nível regional. “É um festival que a gente já participava, a última etapa vai ser em Chapecó e a nossa intenção é participar com pelo menos um grupo da invernada representando o nosso CTG aqui de Descanso”, finaliza.

Para quem quiser participar das invernadas pode entrar em contato com a Claci Antunes Czarnobay ou a Dirlei Lorenski pelos telefones 99183-0042 ou 99118-7886. Está aberto para todas as idades e não precisa ser sócio.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias