Domingo, 26 de Setembro de 2021 16:29
(49) 99173 6876
Saúde Saúde

Saúde de Descanso conclui primeiro grupo de gestantes deste ano

O grupo foi retomado no início de agosto e contou com a participação de oito gestantes

15/09/2021 17h12
221
Por: Redacao Fonte: Assessoria de Comunicação
Durante o encontro de terça-feira, que foi conduzido pela oftalmologista Bruna Ghissi, foram entregues um mimo para cada participante Foto: Sandra Ghidini / Assessoria de Comunicação)
Durante o encontro de terça-feira, que foi conduzido pela oftalmologista Bruna Ghissi, foram entregues um mimo para cada participante Foto: Sandra Ghidini / Assessoria de Comunicação)

Na noite de terça-feira, 14 de setembro, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou o primeiro grupo de gestantes deste ano. O último encontro contou com a palestra da oftalmologista e consultora em amamentação, Bruna Ghissi, e com a entrega de um mimo às participantes.

O projeto denominado Cegonhas: Gestando o Futuro, coordenado pela psicóloga, Andréia Dobner, e também pela educadora física, Terezinha Cazzanelli (Tita), foi retomado no início de agosto e contou com a participação de oito gestantes. "As gestantes e seus familiares participaram de seis encontros onde foram abordados assuntos como noções básicas de primeiros socorros em bebês, amamentação, cuidados com o recém-nascido, tipos de partos, alimentação e introdução ao pilates para gestantes”, explica Andréia.

Ela destaca que o objetivo do projeto é levar conhecimento e tirar dúvidas das participantes. “A gravidez é um período cheio de transformações físicas e emocionais, que traz muitas dúvidas tanto para as gestantes como para os familiares, independente se é ou não mãe de primeira viagem. Então, a ideia é justamente essa, atualizar conhecimentos, conversar, debater assuntos que geram dúvidas e ajudar nesse momento que é maravilhoso, mas também que é um momento de medos e angústias”, ressalta.

Para a gestante Juciane Colombo, os encontros a deixaram mais preparada e segura. “Foi um aprendizado muito importante, porque como sou mãe de primeira viagem tenho algumas dúvidas e medos, e com essas palestras a gente aprendeu muito. Só tenho a agradecer à Andréia, à Tita e a todos os profissionais pelo trabalho e por terem nos ajudado tanto. Com certeza estamos mais preparados e mais seguros para esse momento que é muito importante para nós”, comenta.

O marido de Juciane, Edinaldo Rempel, participou de alguns encontros e destaca a importância do pai ser participativo. “Participei dos encontros que consegui porque penso que esse momento deve ser dividido, até porque as dúvidas e os medos são compartilhados pelos dois. Então foi muito bom, aproveitei para tirar dúvidas que eu tinha, do que as pessoas iam falando em relação a crenças antigas e outras coisas, assim aprendi muito que não sabia”, conta.

Conforme o secretário de Saúde, Cleber Rech, o projeto é muito importante pois ajuda na preparação dos pais e familiares para os desafios da maternidade. “Esse projeto é muito importante pois dá suporte às gestantes e entrega conhecimentos de qualidade por meio de palestras e apoio de diferentes profissionais, a fim de deixar os futuros pais mais tranquilos e confiantes.  Agradecemos às gestantes e seus familiares que participaram e também à nossa equipe de profissionais por todo o empenho e dedicação ao projeto”, salienta.

Próximo grupo

Conforme Andréia, na próxima terça-feira, 21 de setembro, será iniciado um novo grupo e todas as gestantes do município estão convidadas para participar. “Os encontros são realizados nas terças-feiras, às 18h30, na Academia de Saúde, localizada na praça municipal. Já temos a confirmação de nove participantes nesse novo grupo e queremos estender o convite às demais gestantes do município, pois a gente sabe que cada gestação é única e cada aprendizado que o grupo proporciona, nas mais diversas áreas abordadas, faz muita diferença para as participantes”, finaliza.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias