Sexta, 03 de Dezembro de 2021 16:41
(49) 99173 6876
Eu pelo mundo Eu pelo mundo

Casal descansense vive em Portugal há três anos

Convidados por casal brasileiro que vive no país há mais de 20 anos, Kamila e Rodrigo foram em busca de novas vivências

21/11/2021 09h12 Atualizada há 2 semanas
3.058
Por: Redacao
A cidade onde vivem, Barcelos é conhecida pela lenda do galo (Fotos: Arquivo Pessoal)
A cidade onde vivem, Barcelos é conhecida pela lenda do galo (Fotos: Arquivo Pessoal)

Kamila Felin, filha de Edegar Felin e Lenir Marchetti, e Rodrigo Valduga, filho de Delci e Airton Valduga, são naturais de Descanso e moram no norte de Portugal, na cidade de Barcelos, distrito de Braga desde outubro de 2018.

Desde 2010 o casal não vivia mais em Descanso, moravam no Rio de Janeiro, mas todos os anos vinham para cá passar as férias. E há três anos passou a morar em Portugal. A oportunidade de morar fora do Brasil surgiu por convite de amigos.

“Sempre trabalhamos em restaurante, no Rio de Janeiro atuávamos com os tios do Rodrigo no restaurante Império D'Itália, até em setembro de 2018. Por intermédio dos nossos amigos descansenses, Denise Dalmolin e Valdomiro Cardoso, conhecemos a Marli Dhein e o Jaime Deliberal, um casal de brasileiros também do Sul do Brasil, mas que já vivem em Portugal há mais de 20 anos. Eles são donos do Restaurante Tourão, em Barcelos, e nos convidaram para trabalhar com eles. Até então, nunca havia passado pela nossa cabeça sair do Brasil, mas ficamos muito felizes com a mudança e somos gratos pela oportunidade”, relata Kamila.

Em Portugal iniciaram trabalhando no restaurante dos amigos e hoje trabalham com construção, venda e locação de imóveis. “São áreas com muita oferta em Portugal e ramos completamente diferentes do que estávamos habituados, mas acabamos por dos adaptar”, conta Kamila.

Apesar das da facilidade que tem hoje com as redes sociais, como o WhatsApp e Skype, o casal sente muita saudade da família “é muito difícil não ver nossos sobrinhos crescendo, não participar de datas comemorativas, enfim”.

Kamila conta que a última vez que estiveram no Brasil foi em janeiro deste ano, quando Portugal entrou pela segunda vez em confinamento, e acabaram ficando até março por causa das restrições de entrada no país. “Desde que nos mudamos ainda não tínhamos voltado ao Brasil, então apesar das condições não serem as mais favoráveis, foi bom poder ficar mais tempo com a família do que havíamos planejado”.

Para Kamila viver em Portugal é como viver em Descanso ou São Miguel do Oeste. “A qualidade de vida é a mesma, só que temos mais oportunidades e poder de compra. O clima também é muito parecido com o nosso, então diferente dos brasileiros que vem de outras regiões, nós conseguimos lidar melhor com o frio daqui”.

A cidade onde vivem em Portugal, Barcelos é conhecida pela lenda do galo, que é um dos maiores símbolos de Portugal. “A cidade é cheia de bons restaurantes, lojas, ótimas escolas, creches, hipermercados. Além disso, temos shopping center e praias há 20 minutos de distância”, destaca Kamila.

“Todas as quintas acontece a Feira Semanal de Barcelos, e encontramos desde frutas, legumes, até roupas e utensílios para casa com preços bem acessíveis. A feira fica localizada no centro histórico de Barcelos, que é imperdível para quem vem visitar. Trata-se de um conjunto de construções do período Barroco, as ruas que levam a vila são estreitas, também há uma ponte medieval, a ruína de um castelo (Paço dos Condes), a Igreja Matriz, entre outras atrações. É realmente encantador”, relata.

Segundo Kamila, além da língua ser muito parecida dos portugueses também escutam músicas, assistem novelas e passam notícias brasileiras o tempo todo nos jornais de lá.

Como Portugal é um país pequeno, Kamila e Rodrigo destacam a oportunidade de conhecer lugares novos. “Já estivemos em Lisboa, Porto, Gerês, Serra da Estrela, Aveiro, Nazaré (onde tem as maiores ondas do mundo), entre outras cidades. E fora de Portugal, viajamos por Paris na França, e foi uma das cidades mais lindas que já conhecemos, verdadeiramente um sonho realizado”, comemora.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias