Sexta, 21 de Janeiro de 2022 17:38
(49) 99173 6876
Geral Geral

Grupo de escoteiros inicia atividades em Descanso

Trabalho de famílias e diretoria é voluntário

27/11/2021 11h16
634
Por: Redacao
Buscando novas alternativas na formação e educação de crianças e jovens, grupo de pais traz escotismo para o município (Foto: Divulgação)
Buscando novas alternativas na formação e educação de crianças e jovens, grupo de pais traz escotismo para o município (Foto: Divulgação)

O escotismo é um movimento de caráter educacional, voluntário e sem fins lucrativos, onde os jovens têm a oportunidade de se desenvolverem socialmente de uma forma baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza. Baseado nesses valores que um grupo de pais, em conversar pelo WhatsApp, pensou em trazer o movimento para Descanso.

De acordo com a presidente dos escoteiros de Descanso, Karolise Colombo, ao mostrar a ideia para as pessoas elas já se interessavam em participar. “Vimos que as famílias tinham interesse e em questão de meio dia já estamos com 40 integrantes, 40 famílias querendo participar, querendo seus filhos nos escoteiros”, exalta.

A partir daí o grupo entrou em contato com os Escoteiros Tupã de Iporã do Oeste. “Eles nos apadrinharam e vieram até Descanso para fazer uma reunião com os pais interessados onde passaram todas as informações de como prosseguir para criar um grupo de escoteiros”, relata Karolise.

Mas antes de iniciar as atividades há um longo caminho a percorrer. “Os escoteiros seguem um regimento de nível nacional, então nós seremos filiados aos Escoteiros do Brasil, teremos um regimento para seguir, normas, estatuto como os escoteiros de todo país. E para fazer toda essa formalização é um processo bem minucioso, demorado que exige bastante da diretoria, reuniões com coordenadores da região, com distrital, depois tem assembleia e toda essa evolução do contrato, estatuto, formação de CNPJ, provavelmente vá até final de janeiro só para formalizar o grupo”, explica a presidente.

O nome, as cores das vestimentas e brasão, a diretoria juntamente com os pais participantes já decidiram, mas precisa ser aprovado e aceito a nível nacional pelos Escoteiros do Brasil. “Encaminhamos o nome com justificativa e vamos aguardar a resposta. O nome tem menção ao município para quando mencionado lembrar de Descanso”, ressalta Stefani Daltoé, secretaria do grupo.

Karolise destaca o motivo em trazer o movimento para Descanso, principalmente pela educação, respeito que essas crianças, que esses jovens têm. “Os relatos que temos até de diretores de escola que as crianças e adolescentes que frequentam os escoteiros são normalmente os destaques da turma, são crianças que os professores tem mais facilidade em trabalhar, eles respeitam as diferenças e auxiliam os colegas. Eles têm uma outra visão do meio ambiente, da natureza, em relação ao cuidado com os idosos, cuidados com os mais novos e um cuidado em preservar o ambiente que eles convivem. Como a gente já escutou, o grupo escoteirismo é uma educação continuada da escola, ela não tira a questão do ensino, mas ela traz uma formação pessoal muito grande”.

“Eles também trabalham com três pilares: o espiritual, indiferente da religião, ele vai trabalhar a espiritualidade; o respeito, que são as diferenças com cadeirantes, idosos, idades, cor de pele, religião, então, vai trabalhar toda essa questão de respeito às diversidades; e o terceiro pilar é a questão do social de como conviver em sociedade”, relata Karolise.

Os ramos iniciados em Descanso serão “Os Lobinhos” com crianças de 6,5 a 10 anos e escoteiro de 11 a 14 anos. E para quem quiser participar do grupo pode entrar em contato com um membro da diretoria. “Já estamos com um grupo no WhatsApp, onde a gente vai disponibilizando as informações, sobre o que está acontecendo e vai conversando com os pais. E para quem quer ser chefe, convidamos também para fazer parte, porque em janeiro, provavelmente, vai ter o curso em formato EAD. A gente já quer esse pessoal e quem tem interesse em auxiliar e estar junto, colaborar com o grupo, é bem-vindo”, convida Karolise. As atividades serão quinzenais, o que não impede que em um mês tenha extras e ocorra de três a quatro encontros em um mês.

O grupo agradece e enaltece o patrocínio do Sicoob. “A Lilian Spengler, que é a gerente local, já disponibilizou o valor para fazermos toda constituição do grupo dos escoteiros. Esse valor não vai ser os fundadores que vão arcar, porque o Sicoob já entrou com o patrocínio para custear toda parte inicial da documentação. É um trabalho voluntário de todos, dos pais, chefes, diretoria. Por isso, o valor disponível para a gente poder fazer os contratos ajuda muito. E se alguém mais quiser ajudar com patrocínio recebemos com muito gosto porque no início a gente sabe que é tudo mais complicado. Provavelmente temos que comprar os livros, os cursos e isso é custeado pelo grupo”, enfatiza.

Stefani ressalta a alegria por ser algo bem recebido pelas pessoas. “Estamos bem felizes pela boa adesão! Queremos um futuro bom para os nossos filhos e os valores que foram apresentados para nós é o que queremos para o futuro das nossas crianças e isso vai ser muito legal”, finaliza.

Diretoria

Presidente: Karolise Colombo.

Tesoureira: Maiane Spessatto Grassioli.

Secretaria: Stefani Daltoé.

Conselho fiscal: Rodrigo Grassioli, Leila Rauch, Lucélia de Campos.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Descanso - SC
Atualizado às 17h30 - Fonte: Climatempo
36°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 37°

36° Sensação
13.3 km/h Vento
27% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (22/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 38°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 38°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias