Funerária Scopel
Armazém dos Óculos topo
Odontologia Pacheco
Balneário e Camping Barra do veado topo
Uceff topo
Supermercado Comin topo
Quality Solar topo
Restaurante Alvorada topo
Loja Sol topo
Lifetycon Investimentos topo
Móveis Incomaba topo
Sicredi topo
Bruna Manuela Parmegiani
Marmoraria Felicetti topo
Agropecuária

A desambientação das culturas e o uso de insumos

A tecnologia convencional avançou muito em pesquisas e técnicas, porém, torna o clima, principalmente tropical, desfavorável à produção

Caminhos da Agropecuária

Caminhos da AgropecuáriaTudo sobre a agriculta e pecuária com a engenheira agrônoma e mestre em Desenvolvimento Regional, Marlise Lovatel. CREA/SC 076.116-5. Entre em contato pelo e-mail: [email protected]

03/06/2019 20h20
Por: Redacao
283
Foto: Marlise Lovatel
Foto: Marlise Lovatel

Todas as culturas têm origem em uma condição específica de ambiente, e que as caracteriza em seu desenvolvimento comportamental e genético. A genética vegetal, que antigamente se preocupava em selecionar variedades adaptadas às condições reinantes do ambiente, principalmente as condições adversas, atualmente tem se preocupado em criar variedades mais produtivas. Nesse sentido tem desconsiderado em grande medida as condições locais dos solos e também as condições climáticas específicas.

O que se cria, não são mais ecótipos (populações que apresentam diferenças genotípicas que proporcionam melhor adaptação aos diferentes habitats onde a espécie possa vir a ser encontrada), mas cultivares exóticas às quais os solos e a tecnologia devem ser adaptados para permitir ou estimular a produção.

Com isso a agricultura se tornou insegura, arriscada e altamente dependente de insumos. A tecnologia convencional avançou muito em pesquisas e técnicas, porém, torna o clima, principalmente tropical, desfavorável à produção, porque essa tecnologia age despreocupada frente às condições ambientais, não considera questões e implicações ecológicas.

Em todas as condições, as plantas em sistema convencional recebem altas doses de adubação mineral, principalmente com macronutrientes (NPK), e por diversas vezes, fica carente de micronutrientes, necessários em menores quantidades, mas não sem importância. O desequilíbrio nutricional e o cultivo em ambientes não adaptados, torna as plantas sem resistência. Uma planta resistente metaboliza de forma rápida todos os nutrientes que absorve e com eles consegue formar proteínas, óleos e gorduras, açúcares complexos, enzimas, vitaminas, hormônios, substâncias aromáticas, entre outros.

Para se tornar resistente e produtiva, uma planta precisa de suficiente energia para suas reações químicas, que depende do oxigênio do solo, pois este é absorvido pelas raízes, possibilitado em solos permeáveis ou não compactados. Necessita também de enzimas para que as reações químicas se processem rapidamente, essas enzimas são proteínas conjugadas com vitaminas, as coenzimas, e ativadas por um metal, em sua maioria um micronutriente.

Em condições ambientais favoráveis e com solo permeável, o metabolismo da planta tem mais condições de acontecer de forma rápida, tornando-a sadia e resistente. Em solos compactados com carência de micronutrientes induzidas pela adubação unilateral com NPK, a planta se tornará suscetível a doenças e ataques de insetos praga.

Uma das soluções paliativas para problemas produtivos ambientais, não foi a de fornecer para a planta o que ela carece, mas de defendê-la com agrotóxicos que matam insetos que atacam plantas, pelo menos, temporariamente. Contudo, essas plantas continuam fracas e suscetíveis, e quanto mais fraca a planta, tanto menos reage aos defensivos e tanto mais aplicações são necessárias, podendo tornar os cultivos antieconômicos.

O ecossistema tropical do qual Descanso e região pertence, é extremamente produtivo, devendo ser levado em conta as características locais dos agroecossistemas para escolher variedades, cultivares e tecnologias de cultivo, considerando as condições ambientais como fatores fundamentais para o sucesso nas colheitas. A mão do homem é importante, mas nunca estará acima da mão da natureza.