Armazém dos Óculos topo
Sicredi
Campos Auto Center topo
Funerária Scopel
Despachante Pedrinho topo
Supermercado Comin topo
Melões Karlinski topo
Despachante Pedrinho 1
Samurai Judô Clube topo
Farmácias Cristo Rei 1
Loja Sol topo
Balneário e Camping Barra do veado topo
Lifetycon Investimentos topo
Saúde e Bem-Estar

Saúde ocular: a importância do cuidado em qualquer idade

Um dos problemas de visão mais corriqueiros no mundo é a miopia, que pode ser desenvolvida pelo uso excessivo do celular

Saúde e Bem-Estar

Saúde e Bem-EstarEsse espaço é dedicado aos profissionais da área da saúde e do bem-estar!

24/08/2019 16h29
Por: Sandra Ghidini (Samy)
255
De acordo com Yuri Ortigara, uma visão prejudicada pode afetar o rendimento no trabalho e o desenvolvimento das crianças (Foto: Portal Minha Descanso)
De acordo com Yuri Ortigara, uma visão prejudicada pode afetar o rendimento no trabalho e o desenvolvimento das crianças (Foto: Portal Minha Descanso)

Você tem dor de cabeça, anda cansado no final do dia, tem coceira ou vermelhidão nos olhos? De acordo com o técnico em óptica e um dos gestores do Armazém dos Óculos, Yuri Ortigara, esses sintomas podem indicar que você precisa fazer uso de óculos. “Muitas vezes as pessoas tem dores de cabeça e tomam remédio, isso mascara o verdadeiro problema, então é necessário procurar um especialista para saber se sua visão está saudável”, comenta.

Conforme Ortigara quando a visão está prejudicada o rendimento no trabalho pode ser afetado, já nas crianças um problema de visão pode interferir no seu aprendizado. “A pessoa fica cansada e indisposta, já uma criança tem sua leitura, aprendizado e também a socialização com seus colegas prejudicados”, explica.

Um dos motivos do aumento no uso de óculos pelas crianças e adultos é o frequente uso da tecnologia. Para as crianças, por exemplo, recorrer ao computador para fazer as tarefas escolares, usar o celular, se distrair com games e televisão são atividades comuns, porém, a tecnologia pode se tornar uma vilã para a saúde ocular dos pequenos quando utilizada em excesso.

“É comprovado cientificamente que crianças pouco expostas ao sol, que usam com frequência eletrônicos em locais de pouca iluminação podem gerar miopia, que é quando o globo ocular cresce demais e fica maior do que o normal, fazendo com que as crianças possam ver claramente os objetos que estão próximos, mas não conseguem focar objetos distantes”, fala.

Se não for detectado e corrigido com lentes, a miopia pode progredir e, passar do o tempo, aumentar significativamente o risco de outras patologias. “A miopia pode se desenvolver tanto em adultos ou crianças, a diferença é que as crianças não sabem identificar o problema, elas apenas se acostumam a enxergar mal. Nesse caso, cabe aos pais e professores identificar alguns sintomas como quando a criança se aproxima da TV para assistir ou não consegue enxergar o que está escrito no quadro”, fala.

Ortigara destaca a importância de fazer uma consulta anual a um oftalmologista. “É importante esse cuidado com a visão, tanto para quem não usa óculos como para quem usa, para saber se o problema estagnou ou avançou. Fazer consultas regulares também ajuda a identificar outros problemas, como glaucoma, que é uma doença silenciosa e pode ocasionar cegueira irreversível se não tratada com antecedência”, comenta.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários