Odontologia Pacheco
Restaurante Alvorada topo
Lifetycon Investimentos topo
Quality Solar topo
Loja Sol topo
Bruna Manuela Parmegiani
Protomed topo
Funerária Scopel
Supermercado Comin topo
Marmoraria Felicetti topo
Armazém dos Óculos topo
Sicredi topo
Móveis Incomaba topo
Agropecuária

CCIR 2019 para emissão sem multa e juros encerra em 2 de outubro

O certificado é indispensável para legalizar em cartório alterações no registro

24/09/2019 12h44
Por: Redacao
Fonte: Assessoria de Comunicação
318
Entre outras questões, o documento é também essencial para a concessão de crédito agrícola (Foto: Assessoria de Comunicação)
Entre outras questões, o documento é também essencial para a concessão de crédito agrícola (Foto: Assessoria de Comunicação)

Desde o começo deste mês de setembro, o Incra disponibilizou a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) relativo ao exercício de 2019. Os proprietários e os possuidores a qualquer título de imóvel rural em todo o território nacional podem expedir o documento.

O CCIR é indispensável para legalizar em cartório alterações no registro como transferência, arrendamento, hipoteca, desmembramento, remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. É essencial também para a concessão de crédito agrícola, pois é exigido por bancos e agentes financeiros.

Para que o certificado seja validado, o titular do imóvel rural deve efetuar o pagamento da taxa de serviço cadastral até 2 de outubro na rede de atendimento do Banco do Brasil. Se a quitação da taxa não ocorrer até a data do vencimento, o titular do imóvel deverá emitir a segunda via do CCIR, que conterá os valores de multa e juros calculados pelo sistema, com nova data de vencimento.

O novo certificado é emitido via internet e pode ser acessado pelo portal Cadastro Rural (www.cadastrorural.gov.br), no menu “Serviços”. No portal do Incra, o usuário deve clicar no banner “CCIR 2019”. O interessado deve informar os dados de identificação para expedir o certificado.

O titular da propriedade ou posse também pode imprimir os documentos nas Salas da Cidadania ou Unidades Municipais de Cadastramento (UMC). Em Descanso, o proprietário pode solicitar o documento na Unidade Municipal com a servidora Marinês Arient Stein, junto ao Centro Administrativo. O serviço é gratuito.