Despachante Pedrinho 1
Loja Sol topo
Melões Karlinski topo
Armazém dos Óculos topo
Balneário e Camping Barra do veado topo
Supermercado Comin topo
Despachante Pedrinho topo
Samurai Judô Clube topo
Farmácias Cristo Rei 1
Sicredi
Campos Auto Center topo
Lifetycon Investimentos topo
Funerária Scopel
Papo Psicológico

Depressão ou tristeza?

Conheça as diferenças

Papo Psicológico

Papo PsicológicoBruna Manuela Parmegiani é psicóloga inscrita no CRP nº 12/18730. Atualmente cursa especialização em Psicologia Organizacional e Psicologia Clínica com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental. E aí, vamos conhecer um pouco mais sobre a Psicologia e suas facetas? Dúvidas e sugestões de tema pelo e-mail: [email protected]

03/11/2019 09h17
Por: Redacao
244
Acredita-se que o ser humano possui seis emoções básicas (Foto: Filme Divertidamente)
Acredita-se que o ser humano possui seis emoções básicas (Foto: Filme Divertidamente)

Hoje abordaremos um assunto extremamente importante! Cotidianamente escutamos a frase “fulano está depressivo”, mas, afinal, como saber se realmente está?

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a depressão é um transtorno mental frequente, considerada a principal causa de incapacidade, acometendo cerca de 300 milhões de pessoas no mundo.

Acredita-se que o ser humano possui seis emoções básicas: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo. Elas são consideradas básicas, pois qualquer pessoa consegue demonstrá-las através de expressões faciais. Por exemplo, quando alguém está com nojo, normalmente é possível identificar apenas pelo rosto. Portanto, tristeza diferentemente de depressão, é uma emoção básica do ser humano.

Todos nós nos sentimos tristes em algum momento na vida, após o término de um namoro ou falecimento de um ente querido, ao ser demitido de um emprego... Para diferenciar tristeza de depressão, costuma-se utilizar a intensidade e duração dos sintomas. A tristeza é um sentimento que pode estar presente em nossa vida por alguns dias, enquanto a depressão é constante na vida da pessoa, durando mais de duas semanas.

É importante destacar que a depressão possui episódios que podem ser categorizados. Nos leve e moderado, a pessoa terá dificuldade em exercer algumas funções sociais. Já em um grave, o indivíduo dificilmente desenvolverá qualquer atividade social. Por exemplo, no trabalho: num episódio leve, a pessoa vai trabalhar, mesmo querendo ficar em casa dormindo. Num episódio grave, ela não tem forças para sair da cama.

Quando você está triste, também prefere ficar num cantinho sozinho, não é mesmo? A diferença é que em horas ou alguns dias, esse sentimento passa. Na depressão, além da tristeza, a pessoa também terá alterações no peso, perda de energia, sentimentos de culpa, alteração da libido, baixa autoestima, e em alguns casos, ideias suicidas. Podemos concluir que a depressão é uma tristeza constante, um vazio persistente.

Do contrário da tristeza, que passa em alguns dias, a depressão precisa de tratamento. E lhes dou uma dica valiosa! Os medicamentos são importantes, sabemos que em alguns casos o uso deles é crucial, mas a psicoterapia dará ferramentas para a pessoa se libertar de todos os sentimentos presentes na depressão e não apenas os varrerá para de baixo do tapete.

Agora que você já conhece melhor a diferença entre estar triste e depressivo. Se sentir alguns dos sintomas depressivos citados acima, há algum tempo, não tenha vergonha de procurar ajuda. Não negligencie sua saúde mental!

Aprofundando o assunto

Para compreender melhor sobre as emoções básicas, indico que você assista ao filme “Divertidamente”, ele mostra de uma forma simples e divertida como nossas emoções funcionam.

E para saber mais a respeito da depressão, veja o vídeo “I Have a Black Dog”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=RTcmNwK4420.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários