A segunda edição da Assistência Social na Comunidade ficará marcada para dezenas de mulheres que compareceram nesta quarta-feira, 20 de novembro, no ginásio comunitário de linha Vorá, interior de Descanso. Diversas atividades importantes foram desenvolvidas para as moradoras daquele local, Vorazinho e Taquá.
Pela manhã teve exibição de vídeo em alusão ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher (25 de novembro), roda de conversa entre profissionais psicólogas e assistentes socais sobre os tipos de violência praticados, dinâmica voltada para a autoestima, bingo com distribuição de brindes por empresas e almoço.
À tarde foi feito bate papo descontraído e muita animação com música ao vivo. Um dos momentos mais esperados, as mulheres participaram com o Dia da Beleza Integral através de voluntárias maquiadoras e donas de salões de beleza. “É preciso que as mulheres se olhem no espelho e vejam que são lindas externamente e de forma interior”, destaca a secretária Josemari Leal Wandscheer.
Conforme Josemari, uma das cobranças pelo prefeito Sadi Bonamigo à Secretaria de Assistência Social é para que se tenha um olhar especial com as mulheres e crianças. “O pedido é levar informações, orientações e atividades, valorizando aquelas pessoas que moram mais longe do centro do município”, enfatizou.
A inclusão de políticas públicas em lugares distantes da cidade tem o reconhecimento de Clacir Arsego, popular Rose. A agricultora de linha Taquá disse que sempre se tira proveito desse tipo de atividades. “É um dia diferente e de aprendizado para, nós, mulheres”.
Moradora há mais de 60 anos em linha Vorá, Marina Rosanelli, 87, foi uma das participantes da programação. Atuante na comunidade e hoje ministra dos enfermos, ressalta que esse tipo de ação contagia. “Gostei muito porque encontrei amigas de outras comunidades”.